Orixás o quê?

Respeito ao candomblé, pode-se dizer que o mundo está dividido em duas partes: aqueles que sabem do que estão falando ou por que fazem parte ou porque vivem em países onde é comum e todos os outros.

Marcelo, também conhecido como Pai Odé, pertence ao primeiro grupo de pessoas: ele ouviu falar de orixás desde o primeiro dia de vida.

Mas, por exemplo, sua avó, que foi quem o apresentou aos orixás como sacerdotisa da religião da Umbanda, nasceu na segunda categoria de pessoas, aquelas para as quais a palavra candomblé não tem significado.

Na verdade, ela era uma alemã que fugiu de seu país logo após a Primeira Guerra Mundial e só conheceu esse mundo mágico quando chegou ao Brasil.

Eu que estou escrevendo aqui, uma Ekede de Oxum (assistente do Orixá Oxum), é outro exemplo de pessoa que, por causa de seu currículo, nunca poderia ser suspeita de ter algo a ver com os orixás.

Eu fui a primeira a exclamar: "Orixás what?"

Ainda assim, estou aqui para escrever sobre isso.

Então, aqui está uma pergunta que eu sei que muitas pessoas se perguntam e que não podem ser respondidas resumidamente, como se fosse uma FAQ sobre candomblé.

A questão é: "Por quê?"

Por que eu? Por que aceitar o que pode parecer totalmente irracional? por que nos sentirmos confortáveis ​​em um contexto cultural africano, enquanto somos brasileiros, europeus, americanos, asiáticos ...

Pai Odé responderia a essa pergunta dizendo: "Porque os orixás não conhecem fronteiras".

Orixás sem fronteiras é um mantra para ele. Ele nunca se cansa de repetir que o amor dos orixás e o poder de sua mensagem, o encanto de seu mistério, podem ir a qualquer lugar, atingir qualquer tipo de pessoa em todo o mundo.

E ele pode provar isso: entre seus "filhos” ou simplesmente entre os muitos que o procuram para pedir conselhos, para descobrir mais, há pessoas de diferentes partes do mundo.

Mas essa resposta diz tudo e nada ao mesmo tempo.

Diz tudo, porque é verdade que essa cultura e religião é aberta e disponível para quem quiser abordá-la.

Mas é insuficiente porque não pode explicar porque muitas pessoas que fizeram a pergunta "orixás what?" passou a ser grandes admiradores, não sem ter que superar medos, preconceitos, ceticismo, uma sensação de ridículo...

Através deste blog, gostaríamos de tentar responder às muitas perguntas que as pessoas nos fazem, falando de dois pontos de vista diferentes: o de alguém que nasceu no candomblé e o de uma pessoa que acabou se envolvendo, mas que vem de um ambiente muito distante e ainda se perguntando: "orixá o quê?" …

... sem nunca se surpreender com as infinitas respostas que os orixás podem dar.

Siga-nos ... e faça suas perguntas!

A margarida é a flor da alegria e da amizade. Se você se aproximar ao Candomblé pela primeira vez, é avisado: é alegre e colorido como um prado de flores!

A margarida é a flor da alegria e da amizade. Se você se aproximar ao Candomblé pela primeira vez, é avisado: é alegre e colorido como um prado de flores!

Previous
Previous

Orixás como?