Introdução ao Candomblé e aos Orixás

O candomblé é uma religião de origem africana, desenvolvida no Brasil.

Diz-se que quando os povos da África Ocidental foram escravizados e levados para as Américas, junto com eles, a bordo dos navios negreiros, foram embarcados também seus orixás (divindades). Pensamos que esta imagem é a melhor maneira de apresentar o Candomblé e os Orixás.

Poderíamos dizer que o candomblé é a reorganização das divindades iorubás em um novo panteão, onde elas são adoradas juntas enquanto na África, pelo menos no momento da diáspora, todas as cidades ou regiões adoravam especificamente um orixá. A cultura e religião iorubá tem cerca de 5000 anos sendo uma cultura baseada, exclusivamente, na tradição oral


O awo, o iwa, o odu e o ori.

Há quatro conceitos que são fundamentais na cultura iorubá: o awo, o iwa, o odu e o ori.

Awo é o segredo. O candomblé  em geral é o culto aos orixás, é uma religião iniciática. Além disso, , os iorubás apreciam muito o valor do conhecimento e da sabedoria, que são transmitidos desde ao mais velho até ao mais jovem, desde ao mais sábio até ao menos experiente. Não há necessidade de difundir o conhecimento entre ninguém. De certa forma, deve-se ser admitidos ao conhecimento.

Iwa é a essência do ser humano, é o que marca a distância entre humanos e animais. É também o caráter de uma pessoa: ter um bom temperamento é o segredo para o sucesso na vida.

Odu é o destino de cada pessoa. Mais precisamente, é o caminho que uma alma escolhe antes de vir para a Terra pela primeira vez ou que esteja retornando.

Ori é a cabeça, o centro do intelecto, mas também o único orixá dedicado exclusivamente à pessoa a quem pertence. Ori é o cuidador pessoal. Os orixás não podem fazer nada para ajudar uma pessoa se o seu Ori não cooperar.

 
O símbòlò para o awo, o iwa, o odu e o ori.

O símbòlò para o awo, o iwa, o odu e o ori.

De fato, os orixás são uma presença viva entre nós. Os orixás, que pertencem ao "Orun" (o céu) vêm para o "aye" (a terra) como intermediários entre os dois mundos, entre os seres humanos e Deus. Eles foram criados por Olodumare (Deus) para ajudar os seres humanos a cumprir o "Odu" (destino). Cada orixá tem suas características próprias, muito específicas. 

Eles sentem nossos mesmos sentimentos.

Isso permite que eles sejam totalmente empáticos com os seres humanos e, consequentemente, torna-os capazes de representar para Olodumare os desejos, as necessidades, as alegrias e tristezas das pessoas que eles cuidam.

Cada orixá tem seu próprio simbolismo: cores, comida, cantos, orações, ambientes, espaços físicos e até tempos. Alguns orixás, como Exú, Oxala, Oxossi, Iyemanjá, Oxum, Ogum, Xango, Nanã, Iansã, Omolú e Olodumare são muito conhecidos, devido ao folclore e aos mitos. Outros estão escondidos atrás do segredo. Não há uma hierarquia: alguns deles são orixás funfun (branco), criados por Olodumare para fazer o mundo, outros não são. Os orixás representam as forças da natureza.


Cada pessoa tem um orixá cuidando dela:

Este orixá individual é ao mesmo tempo único e parte da energia universal da natureza.

Embora haja um orixá guiando a vida de uma pessoa (diz-se que é "filho de … "), cada um de nós pode pedir a ajuda de cada orixá, dependendo da necessidade. De fato, cada orixá tem sua área de competência.

festa.2.jpg

Se deseja saber quem é seu orixá, a que orixá deve se dirigir para resolver um determinado assunto, ou se gostaria de saber mais sobre essa cultura maravilhosa e misteriosa, entre em contato conosco!